quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A importância do xadrez nas escolas

CENTRO DE ESTUDOS BOBBY FISCHER
(Anexo do fpbxadrez.blogspot.com.br)
Diretor: Fernando Melo

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PROJETO DE XADREZ
Os benefícios do xadrez para a educação e formação do aluno 
Por Rodrigo Trevesian
(São Paulo-SP - 2017)

5 - A fim de democratizar e divulgar o xadrez escolar, a Federação Internacional de Xadrez(FIDE) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura por volta de 1986 criaram Comittee on Chess in Schools(CCS), em português significa Comissão de Xadrez nas Escolas. Tal importância deste conteúdo que ao decorrer dos anos alguns países passaram a incentivar o xadrez escolar, como cita Klein (2003)
Alguns países tem levado o xadrez muito a sério na formação dos seus cidadãos e na melhoria da qualidade de suas crianças. Serão citados apenas três países que tomaram atitudes proativas e direcionadas.
É o caso da França que desde 1976 patrocina competições escolares e incentiva o ensino de xadrez como atividade socioeducativa de estimulação cognitiva e de estudo dirigido.
A Rússia é conhecida em todo o mundo como excelência no ensino e por formar uma legião de jogadores de competição. A partir da década de 80, a influência dos astros e campeões mundiais Kasparov e Karpov, fazia com que seus torneios escolares tivessem a participação de milhares de crianças, e, atualmente, devido a final do mundial de 2016 entre os jogadores Magnus Carlsen(Noruega) e Sergey Karjakin(Rússia), o Presidente da Rússia, Vlademir Putin, disse que "é necessário desenvolver o xadrez em todo o país porque se orgulha de sua própria escola de xadrez e dos mestres antigos e atuais. (http://www.chess-in-schools.org/news/2016/12/26/--1).
A Hungria reserva lugar de destaque para as atividades enxadrísticas escolares com a participação ativa dos país. As irmãs Judith, Susan e Sofia Polgar juntamente com o ex-prodígio Peter Leko são os principais nomes do país.
A cada ano, nota-se um significado aumento no número de escolas que vêm oferecendo cursos de xadrez para os seus alunos. Em parte, isso se deve aos profissionais da área, que convencidos da sua proposta, oferecem seus serviços nas escolas, mas fundamentalmente, esse fenômeno se dá porque cada vez mais , orientadores educacionais veem no xadrez uma importante ferramenta pedagógica que pode ser utilizada em benefício do desenvolvimento da criança e do adolescente.
De acordo com Gilberto Milos, renomado enxadrista campeão brasileiro.e de tantos eventos importantes no cenário nacional e internacional, para tirar proveito de sua função educativa é de fundamental importância que o xadrez, pensando num público infanto-juvenil, seja organizado numa escola ou clube com o intuito de que os discentes alcancem os seguintes objetivos:

-Aprender a elaborar um hipótese e, com isso, planejar uma ação;
-Adquirir hábitos de perseverança e domínio da vontade;
-Perceber os mecanismo da atenção e concentração;
-Exercitar diferentes tipos de memória, em especial a visual;
-Aprender a fundamentar alternativas após identificá-las com clareza;
-Classificar alternativas e estabelecer com elas sequências lógicas;
-Liberar processos de fantasia na criatividade;
-Aceitar o confronto como método de avaliação de progressos;
-Valorizar as atitudes de meditação para a produção intelectual.

Em Xadrez a Guerra Mágica, o autor também faz sua síntese sobre a prática regular e orientada do jogo de xadrez apontando para o fato de que ela desenvolve harmonicamente as faculdades mentais, forma o que denomina espírito prático (as derrotas são lições para futuras vitórias) e a integração da personalidade, além de facilitar a tendência a uma conduta ética e científica.
Estudos realizados por Diakov, Ptrovsky e Rudik, (Rússia 1925) concluíram sobre o Grande Mestre de xadrez que os fatores do talento estavam baseados numa excepcional memória visual, poder combinatório, velocidade de cálculo, poder de concentração e raciocínio lógico. Vários investigadores opinam que o xadrez não somente requer essas qualidades como também tem poder de tornar tais potencialidades em realizá-las. Segundo John Artise ("Chess-and-Education", 1972), os estímulos visuais tendem a melhorar a memória em maior proporção que ouros estímulos e afirma que: (...) O Xadrez é sem dúvida um excelente treino para a memória, cujos efeitos xsão transferíveis para outras atividades que requerem memória".
Os escritores e enxadristas Felix Sonnenfeld e Idel Becker classifica o xadrez como Jogo à medida que é esporte, competição, expectativa, divertimento, Ciência no tocante à ética, estudo, pesquisa, descobrimento, criação e por fim Arte quanto à beleza, emoção, admiração e harmonia.

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